quarta-feira, 11 de junho de 2014

TWITTER

Twitter

Twitter é uma rede social na qual é possível postar mensagens com até 140 caracteres, que podem ser visualizadas por pessoas de todo o mundo. A rede de microblogs é umas mais populares da atualidade. O serviço pode acessado usando um navegador web ou através de aplicativos clientes, disponíveis para os sistemas operacionais Windows, Mac OS, Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry e para aparelhos da Nokia.


Para começar a usar o Twitter, é necessario criar uma conta e, em seguida, já é possível postar mensagens (tuitar e retuitar), seguir pessoas e também ser seguido por outros usuários. Ao abrir a tela do aplicativo ou a página do Twitter, você visualiza os conteúdos postados por quem você segue. Essa característica é o ponto forte da rede, que é bastante utilizada por artistas para criar uma ligação com seus fãs. Empresas, blogueiros e outros indivíduos com presença no mundo real e na web também se utilizam dela para interagir.

Recursos

No Twitter, tudo se baseia no envio de mensagens de até 140 caracteres, seja para postar, responder ou replicar (retuitar). Assim como no Facebook, o microblog também permite “Curtir” uma postagem além de compartilhá-la por e-mail, incorporá ou até mesmo denunciar, caso ache que p conteúdo seja inadequado.

A rede também conta com o recurso de envio de mensagens diretas(Direct Messages). Antigamente, essa era a única forma privada de se comunicar com as pessoas no Twitter e para mandar uma DM, era necessário que seguir a pessoa e e ser seguida por ela. Mas isso mudou e agora é possível mandar mensagens diretas para qualquer um na rede social. Mas não precisa se preocupar em receber textos indesejados: é você quem vai escolher se libera que desconhecidos te mandem DMs, através de uma alteração nas suas configurações da sua conta.

O Twitter permite que terceiros desenvolvam aplicativos para trabalhar com a rede. Isso abre espaço para clientes com interface melhores que as oficiais ou até com novas funcionalidades, como o agendamento de posts, que depois de aparecer em aplicativos como o Future Tweets, Twuffer e LaterBro, foi adotado nativamente pela rede de microblogs. Entretanto, a função só pode ser usada por meio do Twitter Ads, a plataforma de gerenciamento utilizada por empresas para fazer posts pagos e anúncios.

Hashtags e Trending Topics

O Twitter foi pioneiro no uso de hashtags, única palavra ou uma frase sem espaços, precedida por “#, como uma maneira de classificar ou adicionar contexto a um tweet em particular. Quando digitadas, as hashtags viram hiperlinks dentro da rede e passam a ser indexáveis pelos mecanismos de busca da web. Com isso, usuários podem clicar sobre elas ou buscá-las em mecanismos como o Google passando a ter acesso a todos que participaram da discussão. O recurso fez tanto sucesso que, atualmente, vem sendo utilizado em outras redes sociais, como o Instagram e o Facebook.

Uma consequência direta da importância das hashtags é a opção Trending Topics, que fica na barra lateral do microblog e exibe as mais usadas na rede. A funcionalidade é usada como base para os usuários participarem das grandes discussões e manifestações no Twitter. Ele normalmente fica bem visível no site do Twitter e pode ser ajustada: clique no link “Alterar” depois de “Assuntos do Momento” e escolha a região que você deseja ver os assuntos mais falados do momento.

Depois se quiser ver quem mais está falando do assunto, use o mecanismo de busca do Twitter ou use um serviço de busca de terceiros para encontrar todos os tweets contendo uma hashtag específica.

Integração com o Vine

O Vine é uma plataforma que permite a publicação de vídeos, que se são bem parecidos com Gifs animados, pois ficam se reproduzindo continuamente e são limitados a não mais do que 6 segundos de duração. O Twitter suporta os vídeos dessa rede, que podem ser incorporados aos sues tweets, agregando valor aos seus posts. Para ativar a integração, basta seguir esse tutorial do TechTudo.

Twitter para dispositivos móveis

Os dispositivos móveis têm sido um dos principais meios de acesso ao Twitter, seja usando a versão móvel do site, algum aplicativo oficial da rede ou de terceiros. Por conta dessa importância existem, oficialmente, programas para as plataformas Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry e Nokia.

Os apps possuem uma interface diferente da versão web ou desktop, tendo inclusive, alguns recursos diferenciados, como a timeline que incorpora e abre direto vídeos e imagens, em aprelhos com Android e iOS. Claro, nem todo mundo deve gostar dessa funcionalidade, e se for o seu caso, confira neste tutorial como remover esse modo de visualização.

Outra função interessante da versão móvel é aquela que permite aplicar filtros em imagens diretamente do aplicativo. Com esse recurso, o usuário da rede não precisa usar um programa específico de edição para twitar a imagem. Basta tocar na câmera, diretamente no seu novo tweet, capturar a foto e confirmar, que automaticamente o Twitter abrirá uma tela com as ferramentas disponíveis. Além do filtro, é possível fazer outras edições na imagem dentro do próprio app.

Dentre as versões móveis, há ainda uma  para o Samsung Apps, que se destaca por ter uma interface bonita e bem diferente das demais, que normalmente seguem um único padrão visual.

Twitter para desktop

Existem também versões desktop de aplicativos oficiais do Twitter para as plataformas Windows 8 e Mac OS. Nesses programas, o grande diferencial frente a experiência web e em dispositivos móveis, é a interface nativa aliada à integração com os sistemas e seus recursos de notificação, notadamente a Central de notificação do Mac. No caso do Windows 8, o grande destaque fica por conta do uso da interface baseada em tiles, que dá um visual estiloso e bem bonito ao app.

Essa integração e o acesso a recursos exclusivos do sistema operacional desktop, são os principais motivos pela qual o usuário deve instalar esses aplicativos em vez de usar diretamente a rede social no navegador.

Se você gosta de se expressar e de saber o que acontece com seus amigos, acesse o faça o download do Twitter! Descubra como é possível se comunicar em apenas 140 caracteres.

Fonte: TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário