quinta-feira, 19 de junho de 2014

Chrome OS

Chrome OS

O Chrome OS é um avançado sistema operacional de código aberto baseado em Linux que é totalmente focado na web e nos serviços oferecidos pelo Google, a empresa que o criou.


Fruto do projeto Chromium OS do Google, o Chrome OS é diferente da maioria dos sistema operacionais que fazem tudo localmente. Ele já inicia se conectando à Internet e logo na inicialização, pede as configurações de idioma e teclado, além dos dados da conta Google que serão usadas pelo sistema.

A interface desse sistema é basicamente um navegador, o Chrome. E é a partir dele, logado com uma conta Google, que o usuário tem acesso à web e aos serviços do Google. Isso pode parecer estranho, mas é o foco do sistema, pois foi feito para ser usado por usuários que passam a maior parte do seu tempo usando o computador para navegar na Internet, algo bem comum atualmente.

Por padrão o Chrome OS não estará disponível como download para instalação, ele normalmente vem em hardwares específicos, fabricados por parceiros da Google. Os primeiros equipamentos que foram lançados com o Chrome OS instalado eram chamados de “Chromebooks”) e foram lançados em Junho de 2011. Entretanto, como o Google é obrigado a disponibilizar os fontes do sistema por causa de sua licença, em alguns sites é possível baixa compilações dele que podem ser instaladas em máquinas virtuais e pendrives.

O sistema do Google leva o usuário para uma prévia de como será a próxima geração de sistemas operacionais, onde tudo gira em torno da web. É uma maneira completamente nova de interagir e o Chrome OS é um dos pioneiros nessa nova fronteira. Baixe e experimente esse novo jeito de usar o computador.

Fonte:TechTudo