terça-feira, 10 de junho de 2014

Firefox lança versão 30 com botão de favoritos e novidades para Android



A Mozilla lançou a versão Firefox 30 para Windows, Mac, Linux e Android, nesta terça-feira (10). Entre as novidades do navegador estão um botão para acesso direto aos favoritos e outros conteúdos, suporte para GStreamer 1.0 e novas opções do QuickShare, no menu de contexto do Android.


Firefox 30 traz botão para acessar rapidamente os Favoritos, histórico e etc. (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Apesar das novidades, esta é uma versão relativamente menor, especialmente se comparada com a grande reformulação que veio como parte do Firefox 29. Ainda assim, as poucas mudanças demonstram que a Mozilla continua dando os toques finais sobre o que ela mesma chama de “a interface do navegador mais cuidadosamente projetado do planeta.”

Nas mudanças, a que mais se destaca é a adição de um botão de acesso direto: basta clicar nele para o usuário acessar rapidamente os favoritos, histórico, além de qualquer outro conteúdo incluindo provedores sociais e barras laterais adicionadas por plugins de terceiros como o LastPass. Para isso, os internautas devem adicionar o recurso manualmente na sua barra de ferramentas principal, clicando no novo menu “Ferramentas” e depois na opção “Personalizar.”

Adicionando botão de acesso direto (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

O Firefox 30 também apresenta duas novas funcionalidades específicas apenas para algumas plataformas: a primeira é o suporte para o GStreamer 1.0, um framework multimídia de código aberto. Isso significa que os usuários do Linux serão capaz de acessar o vídeo H.264, bem como arquivos de áudio MP3 e AAC nativamente com o browser. A segunda nova característica é que agora os usuários de Mac podem usar o texto selecionado como base para uma pesquisa pressionando as teclas [Cmd] + [E].

A atualizada versão do Firefox também traz mais controle sobre a execução de plugins, permitindo que apenas um conjunto específico deles sejam executados automaticamente, deixando todo o resto por conta da autorização do usuário.

Qual é o seu navegador de Internet preferido? Comente no Fórum do TechTudo.
Outro destaque é que a versão virá acompanhada pelo Firefox 30 para Android. Nessa plataforma, o navegador recebeu botões QuickShare para o menu de contexto do Firefox e usa o Home Feeds Add-On para adicionar o conteúdo da web para painéis de home page.

Seis novos idiomas – bielorrussos, espanhóis argentino, espanhol mexicano, indonésio, letão e malaios – também foram adicionados nessa versão. Uma correção específica da plataforma resolve um problema no qual após a reprodução de vídeo MP4, o mesmo não podia ser reproduzido novamente.

Mesmo que este não seja um grande lançamento, o navegador atualizado tem uma lista considerável de alterações, embora boa parte delas seja voltada para desenvolvedores. Todos os usuários receberão o update automaticamente. Já os usuários do Android, aos poucos, começarão a visualizar essa versão na loja Google Play.

Fonte:The Next Web e BetaNews


Nenhum comentário:

Postar um comentário